ENCERRAMENTO + UMA NOVA FASE

Esse texto é um comunicado — mas sem o peso de um comunicado, e com a leveza da celebração por tudo que realizamos e pelos tantos amigos que fizemos nessa década e meia. Há 15 anos a ODE nascia com um propósito muito claro: pensar em identidade e estilo pessoal com um olhar amoroso para dentro e um outro de cuidado com o mundo. Depois de todo esse tempo de trabalho e de alegrias, é hora de comunicar o encerramento das atividades da Oficina de Estilo. 

#despedidaODE <3

A Oficina de Estilo foi criada (e em todos esses anos conduzida) pela nossa vontade de fazer uma consultoria de estilo que focasse mais em gente do que em roupa. Nesse tempo, a gente sente que conseguiu colocar em prática essa vontade com a criação de uma metodologia que tem a nossa cara e as nossas convicções — e que abriu espaço pra que tantos outros projetos se desenvolvessem. Nunca deixamos de atender individualmente nossas clientes de consultoria de estilo, e nossa prática consistente rendeu experiência pra gente lançar livro, fazer palestras, cobrir semanas de moda, produzir conteúdo pra outras instituições, desenvolver treinamentos e tanto mais.

encerramento da oficina de estilo fe resende cris zanetti.jpeg

Desde 2006 falamos sobre moda na internet. E não sobre a moda das tendências apenas, mas sim sobre a moda que ajuda a gente a se enxergar mais como a gente mesma, a moda que traduz pessoas e vontades e rotinas e aspirações. Tudo que a gente raciocinou, descobriu e experimentou foi compartilhado com todo mundo aqui no blog e em formatos que a gente curtiu demais experimentar: na nossa newsletter, nas redes sociais (tantas desde 2006!), nos cursos online que produzimos, nos ebooks que disponibilizamos. Sempre trabalhamos a nossa comunicação online pra que a internet incrementasse a vida real, e organizamos passeios, experiências, bazares e tantos encontros com leitoras. E em 2012 a gente criou o curso de Formação em Consultoria de Estilo — que desde então já formou mais de 300 consultoras que hoje trabalham não só em todo Brasil mas também nos Estados Unidos, no Chile, em Angola, na Romênia (tá boa?). É muita gente compartilhando visões de futuro num mercado ainda tão iniciante! Nossas alunas -colegas de profissão- são nossas parceiras na construção do mercado que sonhamos, em especial no chamado pra responsabilidade de promover um consumo mais consciente, menos impulsivo ou opressor, exercitado a partir de um olhar genuinamente interessado nas singularidades de cada pessoa.

Sentimos hoje que realizamos a missão da Oficina de Estilo. 
Cumprimos o nosso propósito. <3
E, olhando para toda essa história, a gente tem o coração cheio de orgulho de ter entregado muito mais do que a gente imaginou!

Nosso florescimento pessoal e nossas descobertas permitiram que nossa caminhada profissional se desenrolasse organicamente, na medida em que a gente mesma se desenvolvia como profissionais e como serzinhos humanos. E nesses 15 anos, a ODE cresceu e ganhou um tamanhão: entendemos que era preciso (pra gente e pro nosso mercado), que tinha mesmo que ser assim. Mas esse tamanho faz da gente mais empresárias que consultoras de estilo, mais resolvedoras de burocracias cotidianas e menos criativas, e demanda demais — sentimos que chegou a hora da gente reajustar nossas relações com o próprio tempo, tema que a gente tanto discute e conversa em cursos e em outros espaços. Agora a gente não quer só conduzir, mas também fazer: vamos desenhar nossas vontades e propósitos individualmente pra trilhar novos caminhos, trabalhar em outros formatos e em outro ritmo.

Mas queremos agradecer muito! 
E vamos ter tempo pra isso! \o/

As próximas 12 newsletters vão ser as últimas, e a gente vai aproveitar essas 12 semanas pra falar mais do encerramento dessa jornada tão bonita. Uma conclusão dessas dá oportunidade da gente agradecer uma quantidade enoooorme de gente que faz parte da nossa história: clientes, colaboradoras, alunas, colegas de trabalho, leitoras (tantas próximas, desde tanto tempo!). Nessa nossa última andança como ODE tamos preparando um encerramento lindo, ainda com sonhos e desejos: quem sabe uma últimíssima turma de formação em maio (mês em que a ODE completa 15 anos!), quem sabe a publicação de um livro (alô editoras, alô universo)…com espaço pra muitos abraços e encontros pra gente fechar esse percurso juntas.

Vamos? Vamos sim!
Cheias de orgulho, alegria e gratidão,
Cris e Fê

cristina@oficinadeestilo.com.br
fernanda@oficinadeestilo.com.br

*essa cartinha do tarô foi tirada logo antes desse texto sair, e que simbólico: a estrela fala de desapegar pra renovar, da conexão com as origens e da satisfação com as coisas que realmente importam. tem a ver com fluidez de emoções, com renovação de esperanças, com confiança na vida, no futuro, nas pessoas, na gente mesma. <3