QUER SER PERSONAL STYLIST?

A gente aqui na Oficina de Estilo sente muita segurança pra dizer: se a sua alma se conecta com a vocação (com o chamado!) pra trabalhar facilitando genuinamente a vida de outras mulheres, o nosso curso de formação em consultoria de estilo é pra você. <3 Nesse post a gente decodifica detalhadamente esse curso, desde a nossa motivação pra estruturar tudo até o funcionamento prático dessa nossa entrega. Ó!

METODOLOGIA AUTORAL

Desde 2003 temos aprendido com a experiência prática que: quanto mais complexa a gente "permite" que todo mundo em volta seja (alô mulheres reais!), mais simples fica o nosso fazer profissional. Ninguém é uma coisa só o tempo todo, nénão? Não acreditamos em "estilos clássicos" ou em "formas simplificadas de tipo físico" — por isso mesmo nosso curso de formação “des-simplifica” o ser humano pra então simplificar o vestir, e devolve pras nossas clientes o direito de ser contraditórias. 

E aí, quando a gente abre mão de "se encaixotar" em estereótipos e expectativas que a propaganda (ou qualquer referência externa) sugere que a gente supra, sabe o que acontece? A gente desenvolve olhar amoroso pras almas e vidas das clientes de consultoria de estilo. Isso é humanizar escolhas! 

Essa é uma carreira que ensina a compreender e aceitar quem a gente é, a vida como ela é \o/ reconhecendo necessidades e motivações intrínsecas das mulheres com quem a gente trabalha. Por isso a nossa metodologia capacita essas mulheres pra simplificar escolhas e crescer em autonomia.


CURSO DE FORMAÇÃO EM CONSULTORIA DE ESTILO

O programa do curso começou a ser rascunhado só em 2011, quando a gente já se sentia preparada pra expandir a ODE como negócio — mas não sem propósito ou autenticidade: o curso não repassa teorias aprendidas em outros cursos ou estudadas em livros, e também não divide uma experiência própria, aplicada a um universo restrito e pessoal. A nossa formação é um resultado de 14 anos de prática profissional no mercado brasileiro de consultoria de estilo, em atendimento ininterrupto e em atualização constante. \o/

Toda essa experiência prática rendeu uma metodologia autoral que compreende, nela mesma, outras sub-metodologias. Não fizemos um teste e então concluímos: “opa, pessoa, isso funciona!”, não não. Fizemos repetidas vezes, testamos, questionamos, afinamos, organizamos passos e cronogramas, afinamos mais ainda, repensamos, refizemos, questionamos mais… juntando o que dá certo (e prestando bastante atenção ao que não dá tão certo) até entender a ordem, a estrutura, o passo-a-passo, os tempos e técnicas que funcionam pra garantir nossos melhores resultados.

Trabalhamos com teoria aprofundada que inevitavelmente conduz pra uma prática certeira: a consultoria de estilo que a gente desenvolveu investiga minuciosamente cada cliente (isso demanda escuta + presença!) pra que toda necessidade/vontade vire treinamento na vida real, com experiência de verdade.


SUPORTE DE COLEGAS DE PROFISSÃO

Essa metodologia não é fechada, nem funciona só com a gente aqui da ODE: a partir da estrutura do cronograma e de toda técnica (objetiva e subjetiva) organizada pro compartilhamento, ela funciona da mesma maneira com quem quer que faça o trabalho acontecer. 

Temos recebido, ao longo dos anos, feedbacks de clientes das nossas alunas usando as mesmas palavras que as nossas próprias clientes usam <3 porque o resultado não depende da gente, mas sim da metodologia! E exatamente por que tanta gente diferente vem trabalhando essa metodologia, ela tá em constante transformação, apropriação, personalização: nossas ex-alunas viram colegas de profissão e adaptam suas entregas aos seus valores pessoais, às suas cidades, aos nichos que atendem.

Então, em toda aula do curso de formação, temos um tempo dedicado pra receber essas colegas em sala de aula. Elas vem conversar com nossas turmas sobre seus começos e percepções do mercado, quanto tem trabalhado, como cobram, como divulgam seus serviços, etc. Durante o curso temos 6 bate-papos com colegas diferentes, pra ampliar repertório e promover troca colaborativa, num networking ajudador e não competitivo que a gente ama muito.


ATENDIMENTO PRÁTICO

Sabe que uma grandessíssima motivação aqui na ODE na época da criação do nosso curso de consultoria de estilo era formar consultoras pra ter colegas de profissão? :) A gente trabalhava em dupla mas sentia falta de conversar com mais gente sobre a profissão, trocar idéia sobre o mercado, sobre as nossas experiências e questionamentos. E o plano de ter colegas só ia dar certo se essas colegas não só aprendessem a ser consultoras, mas trabalhassem de verdade.

\o/

Então, junto com o conteúdo do curso, a gente também estruturou um jeito de ‘empurrar’ nossas alunas pro desafio \o/ e, no lugar de só entregar aulas teóricas, desemperrar esse primeiro movimento atrelando ao próprio curso um atendimento supervisionado de consultoria. O curso oferece na sua estrutura um complemento prático (opcional): desde a nossa primeira turma, em 2012, nossas alunas têm possibilidade de exercitar profissionalmente esse olhar pra fora, pra outra, experimentando a metodologia na real, com uma cliente de verdade e com a nossa supervisão. Esse projeto final tá todo explicadíssimo aqui, se liga!

Todo mundo aprende a metodologia e já aplica o conhecimento na prática, com uma cliente de verdade, com a nossa supervisão ao longo de toooodo o atendimento.

A gente nunca tinha visto isso acontecer ou experimentado algo parecido -- e parecia uma loucura, mas deu tão certo! <3


CLIENTES-VOLUNTÁRIAS

Desde a nossa primeira turma em 2012 nossas alunas tem oportunidade de experimentar o trabalho com um serzinho humano de verdade, com questões de verdade, com demandas e vontades e contradições e até com desafios, né. Uma experiência também de si mesma, em que cada uma entende suas próprias habilidades, tempos, preferências e jeitinhos de trabalhar — sem peso, já que as clientes atendidas são voluntárias que concordam em ser o primeiro objeto de estudo de cada uma delas.

Em 2012, as clientes-voluntárias das nossas primeiras alunas foram as nossas melhores amigas <3 e desde então uma cliente-voluntária vai indicando outras, e esse círculo de atendimentos experimentais vem sendo ampliado — a gente tem alunas no BR todo, então tem toda uma rede de recrutamento também! Tudo explicadinho, aqui, vê só!


GANHA-GANHA GERAL \o/

A gente aqui na ODE aprende tanto quanto compartilha: toda troca em sala de aula é sempre muito rica, e nas 8 semanas de duração do projeto a gente permanece pendurada com os dois lados desses atendimentos pra tirar dúvidas, dividir indicações de fontes de aprofundamento em técnicas ou temas específicos, orientar caminhos práticos e dar suporte até emocional/motivacional, se for preciso! Em cada treta (rs), em cada desdobramento e solução encontrada, a gente cresce junto com nossas alunas-colegas-de-profissão :) em repertório e em expertise.

E, ao final de cada turma, a gente tem colegas prontas pra começar com confiança uma carreira na consultoria de estilo: encorajadas, seguras, treinadas numa metodologia eficaz, confiantes pra tocar a administração das suas pequenas empresas. Um grande orgulho esse nosso curso: a primeira turma aconteceu em 2012 e hoje a gente tem tantas colegas de profissão interessantes, interessadas, trabalhando junto com a gente pra construir um mercado genuinamente colaborativo e ético. \o/


VEM PARTICIPAR!

Se você tem interesse em fazer acontecer essa disponibilidade, essa abertura e esse ‘servir’ <3 cola na nossa, vem que a gente te traz pra perto: #tamojunta!