JAQUETINHAS PRA QUEM TEM OMBRÃO/PEITÃO

A gente fala fala fala de quem tem quadril e barriguinha e de quem quer parecer mais magra e mais alta... e esquece de quem tem silhueta mais "pesada visualmente" em cima, né? Nessa onda de jaquetinhas com tudo, quem tem medida de ombros mais larga que medida de quadril acaba tendo dificuldade de encontrar complementos que não deixem a silhueta inteira mais cheia. E ó, a chave pra ser feliz escolhendo quaisquer looks pra essa silhueta é: manter a parte de cima neutra/lisa/pequeña e chamar atenção pra parte de baixo -- com cores, com formas, com texturas ou com um desses elementos compensando outros. Partindo desse princípio --e querendo usar jaquetinhas-- quem tem ombrão pode começar a coordenar as peças pensando em como fazer com que a jaqueta esteja lá (no look), mas não acrescente volume aos ombros e colo e peitinhos.

jaquetaspraombrao1.jpg

Fileira ruim: repara que todas as partes superiores dessas silhuetas (aqui em cima) parecem mais "cheias"! Na primeira foto o vestido afunilado-escuro-e-opaco faz com que a silhueta vire um Y. Nas fotos do meio as jaquetas fechadas demais inflam as partes de cima dessas moças -- repara que mesmo com a parte de baixo fofa e clara da Anne Hathaway (na quarta foto) a jaquetinha super fechada cria um "paredão"sobre o peito e incha essa área! E a última foto da fileira prova que a teoria nem sempre dá certo na prática: listras horizontais tendem a alargar, o que seria bom pra essa parte de baixo; cores contrastantes super chamam atenção e tinham que desviar o olhar pra saia... mas a jaqueta com modelagem arredondada + punhos na barra deixou a Juno com forma de pirulito. Daí, pelas fotos a gente pode concluir que abas sobre os ombros, "lapelas" largas demais, transpasses e jeitos muito fechados de usar, modelagem tipo bomber e punhos nas barras não são legais pra quem quer disfarçar ombros e peitão.

+ pra receber mais informação eficaz como essa no seu email <3

jaquetaspraombrao31.jpg

Então vamos ter aulinha com as fileiras boas: na primeira foto aqui em cima a jaqueta é usada com uma parte de baixo clara (o que é ótimo!), mas com modelagem afunilada, reta demais. Os ombros justinhos/no lugar da jaqueta e o jeito aberto de usar fazem com que a gente enxergue um pedacinho "menor" de parte de cima comparando com a parte de baixo, tá vendo? Especiamente porque a parte de fora do look é mais escura que a parte de dentro -- isso é super legal da gente prestar atenção em frente ao espelho, traçar essas linhas amarelas na nossa imaginação e testar em várias aplicações, com várias peças. Nas outras fotos as jaquetas tendem a ter modelagem mais "aberta" na parte de baixo, mais ou menos como as saias em A fazem -- e tudo que 'alarga' embaixo acaba 'afinando' em cima! Na segunda foto a jaqueta tem uma aba super larga e mesmo assim o look funciona: a sacada é a aba "cair" na direção dos seios, pra baixo, e não sobre os ombros, sem apontr pra cima.

jaquetaspraombrao2.jpg

E aí, prestando atenção nos elementos mais "acrescentadores de volume" de cada jaqueta, vale pensar com carinho na coordenação: as moças dessa última fileira de fotos escolheram cores e modelagens pras suas partes de baixo que ajudam a afinar super a parte de cima das suas silhuetas. Vale coordenar jaquetas sequinhas nos ombros, retinhas na modelagem, com mangas estreitas e material mais maleável (sem prender na barra! sem golona!) com cores vivas, cores claras, modelagens amplas embaixo, tecidos esvoaçantes -- que dão sensação de volume -- e estampas e texturas, mesmo em monocromático. E tem que se dispor a experimentar mil modelos, mil vezes, sem cansar nem desistir, porque a teoria -- mesmo essa daqui! -- pode sempre limitar mais do que multiplicar opções. Né!

+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE
+ MAIS SOLUÇÕES DE SILHUETA AQUI NO BLOG
+ QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST?