TIPOS DE LAVAGENS PRA CADA TECIDO

Depois de identificar de que tipo de fibra cada peça é feita (lá dentro, na etiqueta de composição da roupa), e saber se o que a gente tem pra cuidar é fibra natural ou não-natural, vale lembrar disso daqui:

  • é tecido natural e encolhe se for lavado em temperaturas super altas. Na hora de secar, vale esticar na horizontal sobre o varal (com a ajuda de uma toalha se for o caso) -- peças de lã super deformam se penduradas!
  • Algodão é tecido natural e também curte água mais fria (alta temperatura faz encolher esse material também). Se a peça é colorida, é prudente lavar sozinha pelo menos na primeira vez -- ou testar se a tinta solta: vale molhar um pedacinho da peça, tipo a barra, e passar com o ferro esse pedaço sobre um pano branco/uma toalha; se a cor da peça fica no pano, melhor lavar separada.
  • Linho é tecido natural e ~adivinha?~ tem que ser lavado sempre à mão. Não pode centrifugar nem esfregar nem nada! Se tiver manchinhas e tals é melhor levar pra lavanderia, pra que profissionais cuidem da peça. Pra passar, o ferro precisa estar em temperatura baixa (e sem vapor).
  • Acetato, rayom e viscose são tecidos artificiais (nem tão naturais, mas também não tão sintéticos) e também não curtem centrífuga ou muita ralação no tanque.
  • Poliéster, nylon e lycra são tecidos sintéticos e são super hiper mega sensíveis ao calor (derretem até!). A água que lava precisa estar -no máximo- morna, e o ferro precisa estar em temperatura bem baixa, também sem vapor.

Vale pra tudo (e a gente aplica nas nossas próprias casas, e ensina pras funcionárias das clientes e tals):

  1. na dúvida, a gente lava na água fria, à mão e separado de tudo; na hora de lavar à mão a gente deixa o sabão dissolver todinho na água e só então começa;
  2. é bom nunca abarrotar a lavadora (vale fazer "duas viagens" se tiver quantidade grande pra lavar);
  3. pra mudar a temperatura do ferro de alta pra baixa a gente muda o botão e espera uns minutinhos;
  4. roupa não precisa ser esfregadíssima na lavagem: quanto menos esforço a gente faz pela limpeza, mais a fibra resiste bonita como nova!

E tooodo esse aprendizado veio de um folheto explicativo de loja, acredita? A gente aprende, aplica e assim faz valer dinheiro gasto em moda. ;-)