LIMPEZA ESTRATÉGICA DE GUARDA-ROUPA

Não dá pra jogar todas as nossas roupas fora e começar um guarda-roupa do zero. Isso até pode acontecer em programas de TV, mas na vida real é inviável! Esperto é programar limpezas periódicas no próprio armário – e limpeza não quer dizer passar um pano e tirar o pó, mas sim tirar excessos e revisar nos nossos 'acervos' tudo que não funciona mais. Por isso mesmo, por ser uma atividade que coloca foco no que a gente tem de mais legal, aqui na ODE a gente chama essa etapa de trabalho de revitalização: o resultado dessa triagem faz parecer que as roupas que ficam são todas novas.

Na prática funciona assim: a gente abre as portas do guarda-roupa e repassa, uma por uma de TODAS as peças de lá, procurando enxergar potencialidades mas também desapegando ~sem dó~ de tudo que se encaixa nos itens dessa triagem aqui:

- tudo aquilo que não serve mais (tanto pro nosso corpo, quanto pra nossa vida) - tudo que já foi usado à exaustão e tá velhinho - peças manchadas, furadas, mal conservadas - peças que a gente põe-e-tira toda vez que vai sair - peças que só dão certo com uma única outra peça

passo-a-passo de uma triagem certeira pra desapegar de excessos (que mais atrapalham que ajudam!).
passo-a-passo de uma triagem certeira pra desapegar de excessos (que mais atrapalham que ajudam!).

Quando a gente se propõe a exercitar essa revitalização periódica e mantém um guarda-roupa só com o que funciona de verdade (usando auto-honestidade e objetividade como aliados) consegue enxergar direitinho o que tem -- e a quantidade de possíveis coordenações se multiplica e parece que cada peça vale por cinco!

A cada revitalização a gente já detecta e define necessidades, pra então delinear lista de futuras aquisições. No trabalho como consultoras a gente tem experimentado mais e mais com as nossas clientes a sensação de voltar a gostar das próprias coisas <3 a partir desse novo olhar, dessa intenção de fazer a roupa durar no guarda-roupa sempre de maneiras diferentes, frescas.

Mais sobre revitalização de guarda-roupa aqui no blog: