COMO COORDENAR ÓTIMOS LOOKS COM TÊNIS

Teve até em desfile da Chanel (!!!) então ó, tá liberado pra usar em quase toda ocasião -- e tem um jeitinho pra tudo (como na vida). Look com tênis não é mais exlusividade do fim de semana, e quem quer sentir conforto ou comunicar (mesmo que um pingo) de informalidade pode se animar, experimentar, criar suas próprias fórmulas. Aqui vão algumas das nossas pra quem quiser começar a exercitar!

Truque bom pra sofisticar look com tênis é acrescentar uma terceira peça como complemento -- e tem um mural de looks-com-tênis com inspirações super variadas no Pinterest da Oficina!

PRA NÃO SE SENTIR BAIXINHA

Tênis cobre todo o peito do pé, por isso quase sempre dá sensação de perna curta ou de pouca altura. Solução pode ser usar com calça: as mais largas podem cobrir o tênis todo ou ficar mais ou menos na altura da panturrilha, como um bermudão/bem atual; as mais sequinhas podem cobrir o tornozelo e só. Coordenar com partes de baixo curtinhas, que deixam bastante perna à mostra, também pode render sensação de silhueta mais alongada -- e se não for o caso de usar curtos-curtíssimos, o comprimento que só cobre o joelhinho já funciona. Coordenar a cor do tênis com a cor da parte de baixo também dá uma alongada geral, o que conduz a gente a uma outra questão, ó.

PRA NÃO SE SENTIR DESARRUMADA

Todo look com poucas cores - ou com mais cores neutras que coloridas - comunica mais formalidade e elegância que os super intensos, com muitas cores. Pode ser o caso, então, de começar a experiência pelos tons mais calmos e exercitar segurança em cores coloridas nos acessórios, na maquiagem, em pequenas porções do look. Se é o caso de "elegantizar" o visual com tênis, que a gente garanta então as peças de roupa mais sofisticadas que conseguir: tecidos finos como seda e lã de alfaiataria podem render equilíbrio bom quando usados com tênis (couro também!). Não tem risco de ficar arrumada demais da conta por que né, os tênis ajudam a equilibrar a mensagem de formalidade/informalidade.

PRA NÃO SE SENTIR MASCULINA

Por que né, até agora só quem tava liberado pra usar tênis o tempo inteiro em toda ocasião eram os nossos boys! Acontece que se a gente junta tênis com saia (alô mídis!), vestido, blusa levíssima, transparências, lingerie muito linda sutilmente aparecendo, coordenações de cores doces, acessórios que só a gente usa - tipo brincão, broche, colarzão, bracelete - com maquiagem caprichada + cabelo preso e com qualquer elemento feminíssimo... então o look tênis-versão-mulherzinha tá garantido.

PRA FREQUENTAR TODO LUGAR

A melhor parte de tudo que "vira moda" é que a oferta cresce e as possibilidades se multiplicam: todo mundo pode escolher um monte. Então vale ficar atenta a elementos formais e informais na própria confecção do tênis: tem de algodão grosso, mais rústico, mas também tem de seda; tem de couro liso, mas também tem de renda; tem de pele de tilápia e também tem metalizado. Quanto mais materiais formais/sofisticados o tênis carregar, mais parecido com um sapato ele fica (tipo, com a mesma função). E aí a gente coordena com o resto do look levando em conta essas compensações: look sofisticadão com tênis mais informal; tênis arrumadinho com look mais relax.

PRA ALONGAR GERAL

Vale compor coordenações nos mesmos tons (mesmo que em cores diferentes): pensa tudo claro, tudo escuro ou tudo meio médio de tonalidade. E quanto mais fina a sola e mais delicada a frente do tênis, mais sensação de perna alongada a gente tem -- e perna alongada sempre funciona como "acrescentador de altura". E ó, especialmente se o tênis tem uma cor diferente do resto todo do look, vale pensar em usar um ponto de cor mais clara ou mais colorida perto do rosto: assim a gente direciona todos os olhares pro alto e não lá pra baixo!

E TEM MAIS:

em busca do sapato perfeito
quero parecer confortável
laços de fita no lugar dos cadarços
como usar sapatos masculinos (tipo oxford)
como usar docksides e mocassins <3
como usar brilho de dia sem parecer afetada

+ QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST?
+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE