MANCHA SAI COM ÁGUA FRIA OU QUENTE?

Num texto da revista Casa Cláudia sobre áreas de serviço a gente aprendeu que é com água fria que se tira mancha - mais: com gelo! A orientadora de serviços domésticos Arlene Rocha Leão, consultada como especialista na matéria, diz pra gente o seguinte:

"Manchas devem ser eliminadas antes da lavagem. Esfregar gelo no local facilita a sua remoção, pois quebra a estrutura das moléculas. Já a água quente abre os poros dos tecidos e pode fixar ainda mais a mancha."

E a gente aqui achava que com água quentinha a roupa manchada ia se sentir amada (!!!) e ia ajudar a gente a soltar a sujeira grudada... dicona essa, hein? No mesmo texto a "orientadora" ainda diz pra gente procurar remover as manchas antes mesmo de lavar a peça -- o que fez a gente lembrar de outros textos daqui do blog em que a gente divide o que sabe e o que ensina pras nossas clientes sobre manutenção de roupas:

+ lavagens pra cada tecido
+ aula fácil de manutenção da Oficina de Estilo

Na tag 'manutenção' tem ainda mais info sobre dobrar e pendurar peças específicas, sobre passar roupas do melhor jeito, sobre guardar e cuidar de um modo geral. Roupa bem cuidada é garantia de elegância e reforça carinho na auto-estima quando ajuda a gente a transmitir idéia de atenção com a gente mesma no dia-a-dia, viu. ;-)