O MELHOR DAS MANIAS DE ORGANIZAÇÃO DE GUARDA-ROUPAS

Por causa do carinho que a gente tem pelas próprias roupas, sapatos e acessórios, rola também toda uma vontade de manter armários organizados e lindos visualmente - tanto quanto possível. Na vida real nem sempre rola abrir as portas da esperança e ver tudo ajeitadinho como nas araras de loja - mas existe aprender com quem tem mania de organização. Essas nossas amigas super sistemáticas, que milimetricamente ordenam suas peças e conseguem manter tudo tudo tudo no lugar, podem ensinar uma ou outra coisinha pra gente com suas manias e regras. Guarda-roupa organizado não é só bonito de se ver, mas também é um auxílio e tanto na hora de escolher e coordenar o que usar. Olha só!

closets.png

MANIA DE GAVETAS OU CABIDES

Tem gente que não curte guardar roupas em cabides de jeito nenhum, só curte tudo dobradinho em gavetas. Assim como tem gente com mania de pendurar o guarda-roupa inteiro em cabides. Por isso vale lembrar que alguns tecidos amassam com facilidade, então faz muito mais sentido essas peças "amassáveis" ficarem penduradas. Já as malhas podem ficar deformadas se penduradas no cabide - elas se esticam com o próprio peso da roupa e ficam marcadas, olha que doido! Então vale ter em mente que tecidos planos podem ficar todos pendurados em cabides, enquanto malhas - tudo que estica! - duram mais quando dobradinhas em gavetas e prateleiras, né?

MANIA DE CAIXAS E SAQUINHOS DE SAPATO

O sonho de um monte de mulher por aí é ter um daqueles armários gigantes só pra guardar sapatos - do jeito mais exibido possível! Em compensação, tem outras por aí que não resistem a um saquinho ou caixa de sapato. Esses artifícios protegem os sapatos de poeira e de atrito uns com os outros - mas dificulta a visibilidade, essencial pra agilizar o processo - hiper mega visual! - de coordenação. É bom escolher caixas ou saquinhos com transparência - lembrando que toda peça de roupa precisa ter ar circulando em volta, então plásticos acrílicos e afins precisam constar somente em visores, ou com muitos furinhos pra possibilitar a passagem do ar. Uma boa escolha é a proteção feita em TNT, material já aerado na sua estrutura!

MANIA DE DIVIDIR POR COR

Quem é muito imagético provavelmente já se pegou querendo organizar TODO o guarda-roupa por cor. Tipo juntando blusinha de seda com casacão de inverno só porque "visualmente" eles ficam mais bonitos se estão juntinhos. Dividir por cor facilita sim MUITA coisa, mas talvez não desse jeito. Que tal pensar que antes de separar por cor a gente poderia dividir as nossas roupas em grupos? Tipo grupo de casacos de inverno, de cardigans, camisas, blusas de tecido fininho, calças, saias e shorts, etc? Depois desses grupos estarem separados, aí sim fica a dica de separar por cores! Continua tudo harmônico só que mais organizado ainda! A gente tem tido mais resultado assim.

MANIA DE DIVIDIR POR OCASIÕES

Pra algumas mulheres que tem roupas de trabalho bem específicas, dividir o guarda-roupa por ocasiões parece ser a melhor opção. Separar peças de usar em casa em um blocão, peças do dia-a-dia pra outro, trabalho em outro, noite em outro, pode limitar bastante a versatilidade das nossas roupas. A saia que tá lá na sessão de fim-de-semana poderia ficar incrível com a camisa de seda do trabalho e um colarzão do bloco da noite, não podia? O legal pode ser continuar pensando com a lógica dos modelos que a gente falou no parágrafo de cima, mas em vez de misturar regatinhas de algodão (super de ficar em casa) e regatinhas de paetês ou seda tudo junto num bloco só, pode se pensar em separar as mais básicas (de tecidos mais simplezinhos) das de tecidos mais finos ou elaborados em outros - mesmo que na mesma sequência. Desse jeito fica mais fácil versatilizar uma saia fofa em um look básico, com a regatinha de algodão, ou um look mais arrumadinho, com a regatinha de paetês, não é? E nada impede que as roupas mais formais também fiquem juntas! Tailleurs podem ficar juntinhos, camisas formais, calças formais também, só que possibilitando o uso delas pra outras ocasiões.

E as manias e dicas de vocês, quais são? Vamos trocar impressões nos comentários? ;-)

mais de organização:
Organizando as roupas e a vida
Abrindo espaço fisíco e mental no guarda-roupa

+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE
+ O QUE FAZER COM O QUE VOCÊ NÃO QUER MAIS