O QUE VESTIR EM TRABALHO INFORMAL

Logo depois do primeiro encontrinho a gente fez um post deglícia pras meninas que trabalham em escritórios formais e têm dresscodes super rígidos. Acontece que quem trabalha em ambiente informal e tem super liberdade pra escolher o que quiser, muitas vezes fica perdida e acaba usando só jeans e camisetinha - lembra da estória do Hitchcock, que dizia que a limitação estimula a criatividade?!?? Ontem a gente conversou com meninas que podem tudo, mas que não tão explorando esse potencial de "experimentação". E, na nossa cruzada por um vestir mais criativo todos os dias, pra todo mundo, a gente pensou - junto com elas no encontrinho! - em idéias e soluções legais pro dia-a-dia no trabalho informal. Quer ver?

arrumadinhas.jpg

Equilíbrio nos materiais A gente tem materiais super esportivos e super formais no armário, e eles podem ser usados juntos pra gente não se sentir desarrumada ou arrumadinha demais. Jeans é bem esportivo, então a gente pode usar sempre coordenado com peças em tecido plano (que não estica, sabe?) e não com malhas (tipo viscolycra e afins, bem informais também). E se a viscolycra é super informal, ela pode sempre ser coordenada com alfaiataria e peças em tecido plano, mais formais - tá entendendo? A idéia é equilibrar elementos formais e informais pra estar adequada em qualquer situação, mais pra um lado ou pro outro. Que assim o looks fica ao mesmo tempo elegante e descontraído, arrumadinho mas confortável.

diferentinhas.jpg

Jeans sem ser calça jeans O uniforme de quem não tem uniforme acaba sempre sendo o jeans - quase sempre em forma de calça jeans. Então, o jeito mais fácil (do planeta) de criar looks diferentes pro trabalho informal é substituindo o jeans por outras peças! No lugar da calça jeans a moça pode usar calça em brim, calça em tecido colorido, calça estampada, calça alfaiataria e mais. E se o jeans faz parte da vida e da alma da moça, ele pode aparecer em forma de outras peças que não a calça: no trabalho informal pode bermuda jeans (mil modelos!), sainha jeans, vestido jeans, salopete jeans, colete jeans, macacão jeans. Experimenta variar, gata.

comportadinhas.jpg

Mulherzinha - mas super profissional primeiro Em ambiente informal meio que pode tudo, né? Nem tanto. Pode comprimento curto, pode decote, pode sandália que deixa o pezino de fora... mas não pode tudo ao mesmo tempo. A regra é clara, né Galvão Arnaldo (thanx, Pedroca!)? Pode um de cada vez: Se tem decote e bracinho de fora, então é melhor usar calça, bermuda ou saia no jeolho pra acompanhar. Se tem coxa aparecendo em mini-saias ou shostinhos, então uma camisa mais fechada e pezinho guardado na sapatilha ou no teninhos vão bem. Se a sandália é super aberta (pézinho de fora é bem sexy e às vezes é too much, mesmo no ambiente informal!), então a moça pode pegar leve no comprimento da parte de baixo e no decotón. Tem que ser elegante na atitude, meninas. Não é porque não tá de tailleur que o corpitcho tem que aparecer mais que a capacidade profissional, néam?

descoladinhas.jpg

Equilíbrio com acessórios Cuidar dos acessessórios é quase tudo, amigas. Se o look for vestido de viscolycra, dá pra compensar em formalidade com brinquinhos de metal e pedras translúcidas, tipo jóias (ou jóias meishmo pras ricas) e bolsa poderosa. Se o look for shostinho jeans, top de viscolycra e teninhos, dá pra amarrar um lenço bem chique na cintura ou no cabelo e dá pra acrescentar sapatos de super qualidade no look. Se tá de calça alfaiataria e camisa, dá pra quebrar a sisudez com pulseiras coloridas, colares divertidos, faixas estampadas no cabelo. E se o trabalho informal é o trabalho de uma fotógrafa, por exemplo, e a fotógrafa em questã tem que estar de bermuda de moletom, tênis e camiseta da Hering por conta do conforto, dá pra ser feminina e delicada com um broche na alça da camiseta, dá pra acrescentar personalidade com um tênis super original (tipo os all stars douradinhos, de peles de bichos e tals) e mais. (Dá pra muita coisa né? Rá!)

coloridinhas.jpg

Cores e formas Pra não perder a prática, vale experimentar coordenações legais de cores também no informal. Que o look informal fica mais elegante em tons neutros, e o formal fica mais descolado em cores coloridas. E vale inserir peças com formas originais e descoladinhas pra compensar o básico de todo dia. Que o design faz a diferença até na peça mais barateenha. Mointos links, amigas:

Contraste na coordenação de cores
Coordenando neutros e neutros
Mais coordenações de cores
Corte e forma: super importantes
As formas e os volumes continuam

Cuidado pessoal também é aparência Então, super elementos compensadores e equilibradores são maquiagem e cabelo. A moça pode estar de jeans, camiseta branca, teninhos e pode ficar super feminina e arrumadinha com o cabelo arrumadinho, preso com cuidado, e com make feito com carinho. Pele boa, bochecha corada e cílios que deixam o olhar feliz suuuper contam. Isso se traduz em corretivo ou base ou pó, blush, camadas e camadas de rímel e algum iluminador, algum pó bronzeador e alguma sombra - esses três últimos meio opcionais. Aparência profissional, formal ou informal, TEM QUE TER alguma maquiagem. Não tem que ser muita, mas também não pode ser nenhuma, sabe como? Mais: pêlos em dia, unhas em dia, sobrancelhas em dia, etc etc etc.

Imprescindíveis!
Mais informação, menos preguiça e pechinchas
(se) Conhecer é o caminho pra ser feliz (com moda)
Quatro sabotadores de aparência (e mais!)
Aula de manutenção e conservação de peças