COMO ORGANIZAR AS ROUPAS NA MALA

O que a gente coloca por cima, o que coloca por baixo? O que sempre tem que levar? O que precisa levar pouco ou o que precisa levar muito? Tão aqui as nossas práticas mais comuns quando a gente faz malas pras nossas clientes de consultoria de estilo, ó:

  • Sempre muito importante: nunca colocar peças demais na mala. A gente procura selecionar apenas peças-chave que sejam super coordenáveis. Uma dica preciosa é escolher peças em três ou quatro cores apenas, que combinem entre si (independente da duração e destino). Quem é mais clássica pode optar por três cores neutras e uma cor-colorida, por exemplo cinza + bege + marinho + lilás. E quem é mais informal ou mais criativa pode escolher duas cores neutras e duas cores-coloridas, por exemplo cinza + marinho + lilás + vermelho.
  • Fazer um “check-list” de tudo que vai precisar diminui a chance de exagerar. E a chance de esquecer alguma coisa super importante é beeeeeem menor!

+ COMO FAZER MALAS INTELIGENTES
+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE

  • Sapatos pesam e por isso devem ser levados em menor quantidade. Tem que fazer uma seleção bem rigorosa e levar sapatos que possam ser usados em diferentes ocasiões.
  • Ao contrário dos sapatos, acessórios como cintos, lenços, colares, chapéus, pulseiras, brincos não ocupam muito espaço e podem mudar completamente um look. Dá pra levar bastante. \o/
  • Na hora de arrumar a mala o melhor é colocar os objetos mais pesados embaixo, junto com lingerie e meias. As camisas, calças e jaquetas podem ser colocadas por último. Blazeres e casacos podem ser dobrados pelo avesso pra que amassem menos. E tem que esvaziar todos os bolsos antes de colocar qualquer peça na mala!
  • Diquinha boa pra caber mais coisa na mala é colocar dentro dos sapatos as meias, os cintos e os itens pequenos (relógio e afins), e depois colocar os sapatos em saquinhos de flanela ou tecido.
  • Calcinhas e sutiãs podem também ser encaixados nos vãos do fundo da mala -- pra nivelar, não perder esses espaços e amassar menos o que vai por cima
  • Camisetas podem ser colocadas em rolinhos que assim amassam menos. Pra evitar que as calças amassem o truque é colocar a calça esticada, com as pernas pra fora da mala e pôr algumas camadas de camisetas, saias e shorts por cima e depois dobrar as pernas da calça sobre esse volume. Deu pra entender?
  • Ideal é viajar usando os sapatos mais pesados e levar um par de meias quentes pros pezinhos não congelarem em lugares com ar condicionado. Quem for viajar de avião tem que levar xampus, cremes, sabonetes e quaisquer outros produtos líquidos em saquinhos plásticos (tipo "ziploc"). E é sempre bom levar saquinhos plásticos extras, pra guardar roupas de ginásticas usadas, roupas de banho molhadas, etc.
  • Como mamãe já dizia, em qualquer viagem é sempre bom levar um vestido mais arrumadinho -- a gente nunca sabe as oportunidades que podem surgir, né! E mesmo que a gente vá pro Alasca tem que levar biquíni. E mesmo que a gente vá pro Saara tem que levar um casaco mais quentinho -- nem que seja pra usar só no avião!
  • Bolsas só precisam ser três: uma grande, uma média e uma pequena/uma carteira pra usar nas baladinhas.
  • Por último... pra quem vai viajar de avião não é demais recomendar que se leve uma bolsa de mão (pode ser a bolsa grande do item de cima) com uma camiseta fininha, um cardigan ou pashmina, meias e um conjunto de lingerie pra, no caso de algum imprevisto ou extravio envolvendo a bagagem, a gente não correr o risco de ficar maltrapilha.