PRA USAR (BEM!) AS CALÇAS DE MOLETOM

A onda do moletom não é aleatória (como tudo nessa vida, né) e a gente tem percebido uma onda de informalização na moda, em especial aqui em volta da gente. Todo mundo hoje tem super acesso a todo tipo de referência e informação de moda, e quanto mais a gente conhece os códigos do vestir, mais fácil fica de burlar "regrinhas" e adaptar o que a gente usa a quem a gente é - e à vida que a gente leva. E vamos combinar que, estando no BR (e nesse calor!) a moda acaba se rendendo ao conforto, aos materiais leves e à sensualidade de quem veste - sem deixar de ser adequada, sabe como?

11.png

E aí paletós e vestidinhos e jaquetas tipo perfecto feitas de moletom super funcionam pra gente. Moletom é molenga, versátil, prático e, por ser quase sempre cinza, ainda é fácil-fácil de combinar. Mas né, quando as calças de moletom começam a pipocar em referências de streetstyle é que a coisa pode complicar, né? Porque a imagem é bem bonita e super moderninha, atual - mas não é com qualquer calça de moletom que ela funciona!

Essencial é prestar atenção à modelagem da calça de moletom: as mais "de agora" são afuniladas, com quadril mais solto e pernas sequinhas, ou cortadas como uma calça alfaiataria. E aí coordenar com peças feitas em tecido plano faz toda diferença! Moletom pode parecer pijama com blusinha de malha - melhor é fazer par com camisa ajustada, com blusa de seda, com tricô elegante - tudo menos informal, pra equilibrar mensagens e frequentar outros ambientes que não a sala de casa. Também conta pontos extra ter uma terceira peça (tipo jaqueta de couro, paletozinho e casaco de algodão) pra acrescentar informação de moda e mais elementos "des-informalizadores".

Calça de moletom pode parecer uniforme de escola, uniforme esportivo ou "roupa de casa" (de um jeito ruim), então coordenações de cores podem "feminizar" o visual. Pensa em tons claros coordenados, ou em contrastes interessantes: o cinza do moletom é bom de usar com rosas, beges, lilás, marinho, verdão, vinho. Pra sofisticar, calça de moletom devia ser obrigatoriamente usada com os acessórios mais cheios de qualidade (em formas e materiais!) que se tem no armário!