PROFISSIONAL MAS NÃO CARETA!

Sabe recém-formada que sai da faculdade direto pro ambiente formal de trabalho? Pra essas a gente pensou num dresscode especial, tipo como estar adequada sem parecer velha ou antiquada! A sacada é miturar elementos formais e informais no mesmo look, na medida que o ambiente de trabalho permitir - elementos que podem ser cores, tecidos, texturas, acessórios, comprimentos, complementos e tals, sabe? Vale pensar (de acordo com o lugar em que todo mundo trabalha, claro!) em calça alfaiataria e jaqueta jeans ou jaquetinha de couro, por exemplo, no lugar de um paletozinho mais tradicional. Ou, com esse mesmo paletozinho, uma saia com texturas ou materiais alternativos, como camurça ou tecido lustroso. Imagina, então um tailleurzinho com uma botinha de tornozelo ou um assandalhado bem poderoso?!??

certxode-1.png

Daí fizemos uma lista de tópicos que, combinados, podem render umas boas fórmulas pra quem quer experimentar esse dresscode-certinho-não-careta. Comprimentos acima dos joelhos são sempre mais joviais que os que cobrem a dobra da perna - pra calças, barras na altura dos tornozelos (tipo cigarrete) também são mais frescas. Terceira peça, que sempre colabora pra 'formalizar' looks, podem ser mais curtinhas ou mais longas - pensa em boleros moderninhos ou em trench-coats leves. Também não precisam ter mangas: coletes, de todos os materiais e formas e comprimentos, são sempre atualizadores. Nessa categoria também estão os acessórios: sapatos 'de agora', colares e pulseiras e brincos e lenços e broches e anéis dizem muito do momento que a gente vive (na moda!), vale super prestar atenção.

certxode-2.png

E aí, se a gente resolve substituir o preto por outros neutros escuros - tipo cinza, marinho, verdão, roxo, marrom café - as coordenações de cores que a gente faz já tendem a ser mais originais, e cor sempre "jovializa" looks. Não precisa nem usar cores extravagantes demais: só da gente coordenar de um jeito não-usual, o visual já parece não ter preguiça ou estagnação... já parece cheio de energia xóvem, haha. E aí, cabelo cortado bem bacanudo ou arrumado de jeitos legais (agora meio despenteadinhos, ou com trancinhas e torcidinhos) super contam pontos pra refrescar ainda mais a aparência.