reaprendendo a se vestir (especial jeans)

(série de conteúdos produzidos pela Cris na 1ª gravidez dela - todos os posts dessa série estão aqui.)

Durante a gravidez eu desenvolvi um caso de amor com a calça jeans (e essa sempre foi uma pecinha rara no meu guarda-roupa): é prática, confortável e versátil - o mesmo jeans pode ser usado com uma infinidade de partes de cima e acessórios, né? E a calça jeans acaba sendo sempre (ou quase sempre) mais sequinha no quadril, o que acaba "dando forma" ao corpo da gestante.

jeans1.jpg

Eu engordei logo no primeiro mês, e ganhei mais (!!!) quadril e bumbum - também já perdi um monte de calças, inclusive as únicas duas jeans que eu tinha.  Minha primeira aquisição de gestante foi uma calça jeans masculina, que me acompanhou até o quarto mês da gravidez. A calça jeans masculina foi muito muito boa - normalmente calça de homem tem o cós mais baixo e a cintura mais reta, eu pude usar embaixo da barriga sem formar um papo no bumbum ou na parte da frente. O jeans masculino também é mais reto e veste bem o quadril, sem ficar justo ou largo demais. E conforme a barriga vai crescendo dá pra fazer o truque do elástico: é só prender um elástico - que pode até ser de cabelo - na casa do botão e dar a volta no botão com elástico em vez da casa.

jeans2.jpg

Mas chega uma hora (ou um determinado mês) que já não dá pra usar esse truque - e a solução foi comprar um jeans de grávida, mesmo! Apesar do meu receio, foi muito mais fácil do que eu imaginava: além de uma infinidade de lojas especializadas em gestantes, dá pra achar jeans de grávida em várias marcas que tem essas linhas específicas. Tem pra todos os gostos (e bolsos), e o que mais varia nos diversos modelos é a forma como a barriga fica acomodada: pode ter o panô (um tecido com stretch que vem por cima da barriga e que fica no lugar do cós) e esse panô pode ser mais longo - cobrindo a barriga inteira - ou mais curto; pode ter o elástico (que pode ser só na parte de trás do cós ou dar a volta toda) ou pode ter um alargador com botões que fica na parte de trás do cós e que a mulher vai aumentando (ou trocando de botão) conforme a gravidez avança. Todos esses modelos são ótimos - tem que experimentar pra ver com qual a gente se adapta mais. Eu acabei comprando um modelo com o panô longo, mas mais porque era feito de um jeans bem molinho, bem gostoso.

Outra solução bem legal é escolher uma calça jeans do nosso antigo guarda-roupa, que a gente ama e de preferência que tenha um pouco de stretch, e pedir pra uma boa costureira trocar o cós por um pedaço de malha ou elástico grosso!!! Essa dica foi de uma amiga-querida-colega-de-trabalho e eu já estou experimentando: aproveitei uma calça jeans cintura alta que já tinha desde o inverno passado - ainda não ficou pronta, mas assim que ficar eu aviso aqui se deu certo! ;-)