SE VOCÊ QUER TRABALHAR COM MODA, SEJA CHIQUE!

Manu Carvalho é personal-stylist-referência no nosso mercado profissional. Top musa da elegância aqui na Oficina desde sempre (maravilhosa!) , a Manu distribuiu essas dicas aqui num curso de produção de moda que eu fiz com ela em 2002, na universidade Anhembi Morumbi! O título do post é o mesmo título da folhinha que ela entregou, e as dicas são valiosas pra uma vida inteira - e não só pro mercado de moda. Vê só:

Garance Doré

Garance Doré

SE VOCÊ QUER TRABALHAR COM MODA SEJA CHIQUE!

…E SER CHIQUE NÃO É TER A BOLSA CERTA, MAS A ATITUDE CERTA.

É importante prestar atenção nos alicerces das relações que construímos no nosso mercado de trabalho. Pra você que entra nesse mercado agora, saiba que ser chique não é ter a bolsa certa, mas a atitude certa.

1. TRATE BEM TODAS AS PESSOAS

que passam pelo seu caminho, da telefonista ao dono da marca. Em primeiro lugar, por uma questão humana. E por mais que você conheça o dono, é ela quem passa sua ligação, e num outro dia ela pode virar a pessoa que atende produção de moda.

2. SUA PALAVRA É UMA DAS SUAS MAIORES MOEDAS,

por isso seja sempre direto, nunca minta nem omita nada, e leve muito à sério os acordos que faz. Devolva no dia marcado, e se não der, ligue pra comunicar o atraso e se desculpar.

3. SEJA SEMPRE EDUCADO.

“Por favor” e “obrigado” devem pontuar todas as suas conversas.

4. SE FOQUE NO TRABALHO

e não entre na rede de fofocas e intrigas. Aqui vale o clichê: não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você. E também vale lembrar que a consequência desse tipo de coisa na vida adulta e no trabalho tem uma dimensão bem diferente da que tinha na época do colégio.

5. PRODUÇÃO É UM TRABALHO ESTRESSANTE POR NATUREZA, NÃO LEVE ESSE ESTRESSE PARA AS RELAÇÕES.

Não seja óbvio, não chegue falando como está cansado e como tudo está corrido….. Mantenha sempre a calma e a paciência. Se está morrendo de pressa, se ofereça para ajudar quem está ajudando você para ir mais rápido.

6. INVISTA NO SEU ESTILO,

partindo de suas próprias necessidades, vontades e limites. Treine em você e seja o maior outdoor das suas idéias.

7. SEJA VOCÊ MESMO,

não perca tempo tentando andar num trilho que não é o seu. O único jeito de acrescentar alguma coisa para o mundo é ser plenamente você.

8. SEJA HUMILDE E VERDADEIRO.

Afetação é velho, passado, demodé como se dizia antigamente.

9. ESTEJA SEMPRE ABERTO E PRESTE ATENÇÃO EM TUDO.

Inspiração de moda se tira da vida, de música, do cinema, da arquitetura, da natureza, de gente….. tudo que nos cerca.

10. LEIA MUITO.

Informe-se. Comece pelas revistas brasileiras, treine o inglês para ler as americas e inglesas que são bem didáticas, depois parta para as francesas e para as italianas, e para outras publicações mais alternativas. Livros, devore todos que puder, principalmente os de moda. A maior fonte de poder hoje é a informação. E ninguém é verdadeiramente poderoso sem ter conteúdo.

+ QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST?
+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE