TODO MUNDO DE TRÊS PEÇAS

A Cris tava conversando com uma amiga-senhorinha e ouviu isso: "Foi-se o tempo em que as pessoas eram chiques e usavam três peças, não é mesmo, Cristina? Todo mundo só de calça e blusa, calça e blusa, calça e blusa...".

Na época das nossas avós era super comum montar o look com três peças: com blusa, saia e paletozinho; com calça, camisa e cardigan ou saia-calça, camisa e colete. A gente começou a pensar que com a "informalização" da nossa moda, com o streetstyle e com modas mais jovens e desencanadas, a gente se habituou mesmo a correr pro mais prático e usar só o essencial. Né?

3pecas_ode1.jpg

É possível perceber que quanto mais formal o ambiente (especialmente o de trabalho), mais comum é o uso das três peças: ó como tem terno e tailleur em banco e empresonas.

Então, usar três peças é um jeito instantâneo de ficar mais elegante, mais mulherzinha e mais formal, mesmo no look informal! A terceira peça -- qualquer uma -- faz super diferença.

Vale acrescentar cardigan, jaquetinha, colete, paletó, quimono, xale, casaqueto, bolerinho... mesmo no calor, que essas peças funcionam também em versão levinha e transparente, né.

3pecas_ode2.jpg

Sacada extra é que a terceira peça ainda pode funcionar como um emagrecedor instantâneo de silhueta: o vão que se forma ao longo do torso com abas abertas (de casacos e jaquetas usados soltinhos, sem fechar) cria uma linha vertical super impactante -- que chama atenção pro centro do corpo e tira importância (visual) das bordas... sacou? Esse truque afinador de cintura funciona especialmente se a terceira peça tem cor mais neutra, mais opaca ou mais escura que a cor da parte de dentro do look.

3pecas_ode4.jpg

Mais: o look com três peças também é oportunidade perfeita pra gente exercitar coordenações legais de cores e combinações diferentes de textura. A gente tá super fazendo a "lei da terceira peça" funcionar aqui na vida real. E tá dando certo, viu?

+ jaquetinhas rejuvenescedoras e paletós amadurecedores
+ com a gente em vídeo, lindas maquiladas, falando dessa sacada sofisticadora de look
+ pra assinar a nossa NEWSLETTER e receber mais dessa esperteza no seu email

((texto postado originalmente em junho de 2007!))