TRUQUES DE ESTILO: FINALIZADORES DE LOOK

Nossas clientes de consultoria aprendem, nossas alunas do curso de formação também: a roupa acontece de um jeito no cabide, mas ganha toda uma outra vida no corpo, vestida numa outra forma. 

Aí a gente veste a roupa, mas ela ganha A NOSSA CARA quando a gente “finaliza” a coordenação que faz. Faz toda diferença personalizar o jeito de usar as roupas com pequenos truques de estilo, acabamentos que dão cara única a essas peças que não foram feitas só pra gente.

Captura de Tela 2017-10-10 às 20.44.42.png

Esses na listona aqui embaixo são os acabamentos/truques de estilo que a gente mais exercita aqui na ODE, com direito às mensagens de estilo e efeitos na silhueta que cada um deles pode trazer pro look. Tem toda uma pastinha de Pinterest com alguns desses truques (e outros mais) pra consultar e se inspirar. Mais legal que isso, só isso tudo em vídeo \o/ com passo-a-passo pra fazer em casa, como a gente filmou pro nosso curso online ESTILO PESSOAL: FAÇA VOCÊ MESMA! ;-)

BARRA DA CALÇA DOBRADINHA

Deixar à mostra as partes mais fininhas da silhueta faz tudo parecer mais fino, e até dá sensação de perna mais longilínea quando impede que a barra engruvinhe na frente, sobre o sapato. Encurtar a barra com 2 ou 3 dobrinhas também abre possibilidade da gente usar a mesma calça em comprimentos diferentes, pra ocasiões diferentes, com alturas diferentes de salto de sapato ;-) e quebra formalidade ou sisudez acrescentando uma sensação mais informal ao look.

+ como usar calças com barras dobradas
+ mostrar o tornozelo emagrece ou engorda?

FRENTINHA DA BLUSA PRA DENTRO

Nem precisa embutir tooooda a frente da blusa dentro da parte de baixo do look, não é o caso de se criar esse volumão logo abaixo do cós da peça: aqui a gente segura uns 10 centímetros da parte mais central da frente da blusa (vale mais pras laterais também!) e coloca o mínimo necessário pra blusa ficar presa ali no cós — geralmente vão uns 5 centímetros pra dentro. Essa frentinha pra dentro cria ilusão de cintura, afina visualmente a silhueta nessa parte central do torso, deixa o look todo mais feminino — e as laterais da blusa caindo sobre o quadril dão aquela afinada geral aí, viu.

+ blusa um pouco presa um pouco solta
+ frentinha da blusa presa com broche

ELÁSTICO SEGURANDO MANGAS LONGAS

Um clássico nas nossas montagens de looks na consultoria de estilo! Mesmo efeito do tornozelo que aparece nas barras dobradas: mostrar as partes mais finas (de qualquer silhueta!) rende sensação de tudo mais fino — e pulso é sempre fininho, né? Essas mangas puxadinhas pra cima também rendem uma cara mais jovial, menos rígida, mais sacudida e moderninha pro look. Nossa solução pra não precisar ficar puxando o tempo todo pra voltar com as mangas pro alto (com o movimento natural da gente vivendo a vida) é essa: elásticos de dinheiro entre as dobrinhas, perto dos punhos da blusa/camisa, que podem até ser coloridos de propósito, pra aparecer!

+ mangas puxadinhas que não caem

ACINTURANDO CASACOS COM A FAIXA AMARRADA ATRÁS

Usar terceira-peça aberta alonga e afina geral a silhueta, por conta do vão vertical que as abas da peça formam ao longo do torso de quem usa. Os casacos, capinhas ou coletes que vêm com faixas podem ser usados com essa amarração feita na parte de trás, pra abrir um tantinho mais as abas na frente e aproximar a modelagem do corpo, acinturando ainda mais o look (sem precisar grudar na pele!).

CAMISA COM NOZINHO NA FRENTE

Outro jeito de criar ilusão de cintura, também informalizador de look, com a vantagem de deixar a parte de cima soltinha como num blusê (alô pancinhas bem lindas livres leves soltas lá dentro, sem marcar!).

+ pra fazer nozinho até no cardigan (e não só em camisas)

PULSEIRAS SOBRE MANGAS LONGAS

Mesma idéia do elástico que segura mangas lá no alto, mas né, com charme e com cara mais sofisticada. Extras: se os braceletes/pulseiras sobre as mangas são feitos em metal, o look ganha aura de força e de poder; se os braceletes são diferentes entre si <3 o look ganha cara mais criativa.

+ bracelete sobre mangas

CINTO POR CIMA DA TERCEIRA-PEÇA

Mais jeito de acinturar peças mais larguinhas, e ó: cintura definida comunica feminilidade e afina visualmente a silhueta. Vale posicionar o cinto bem na cintura mesmo, por cima de terceira-peça sobre vestido ou de terceira-peça sobre blusa que caia soltinha por cima da parte de baixo do look (pra não ter duas cinturas, uma no cós e outra assim com o cinto por cima). Um ótimo jeito de otimizar aqueles cintos todos tão parados nas gavetas, tão menos usados do que poderiam ser, nénão?

EXTENSOR DE COLAR

Uma das nossas #bricolagensdeestilo favoritas: com elástico de dinheiro (o mesmo das mangas ;-) a gente pode aumentar a circunferência dos colares, amarrando uma ponta do fecho pra conectar com a outra com mais distância. Versatiliza gargantilhas e amplia possibiliades de uso do mesmo colar, com decotes diferentes — e dá sensação de rosto mais fino, pescoço mais alongado.

LENÇOS NO PESCOÇO

Podem funcionar como pontos de cor e de estampa perto do rosto, e chamam atenção pro ponto principal de todo look, né, nossas carinhas simpáticas. ;-) No frio os lenços mais grossos e as pashminas tem função de aquecer, no calor os de seda mais finos sofisticam todo look. E em qualquer temperatura, ó, vale deixar uma folguinha no pescoço, pra alongar o rosto e não ficar com aparência de "sufocada" ou afogada em voltas e voltas de pano.

+ ponto de cor perto do rosto
+ correspondência no alto e no baixo
+ nosso jeito favorito de amarrar o lenção
+ lenço sem tanto volume

LENÇOS SÓ NOS PASSANTES DA FRENTE 

Lenço pode ser usado como cinto pra dar aquela interessância no look — mas né, dependendo da circunferência em que faz a volta, sobra pouca ponta pra fazer um charme. A gente aqui passa o lenço somente nos dois passantes da frente da calça, os mais centrais, e então arremata com lação e pontonas soltas: assim o look ganha movimento, que significa aparência mais leve, feminina, menos rígida, menos dura. Se essa amarração rola de ladinho, então, o look ganha extra, já que linhas diagonais na aparência comunicam dinamismo! ;-)

Esses são os que a gente conhece e os que mais tem exercitado no trabalho como consultoras de estilo, mas não são os únicos possíveis! E aí, quais truques de estilo ou finalizadores tão rolando? A gente já espera aquele vácuo de sempre (rs) mas né, os comentários tão aí pra gente não perder esperança de trocar e crescer juntas. \o/