VALE A PENA CONSERTAR NOSSAS ROUPAS

Que coisa LINDA pensar em consertos assim:

  • o que acontece com a roupa faz parte da vida vivida com ela/nela;
  • vale a pena consertar e usar mais vezes essa roupa;
  • ao ser consertada a roupa não perde valor, mas se torna ÚNICA por isso mesmo;
  • o conserto não precisa ser invisível, mas sim pode ser um registro da nossa história com a peça, desse valor singular.

A gente não pensou nessa sequência de idéias sozinha: uma amiga contou do trabalho da Mari Watanabe, que faz consertos de roupas, em especial com cerzido -- que é uma técnica de cobrir pequenos furos ou pequenos pedacinhos rasgados de tecido unindo tudo com linha, de um jeito bem discreto, quase imperceptível.

Acontece que o cerzido da Mari é especialmente costurado pra aparecer, é a celebração da vida-bem-vivida com a roupa. Pra trabalhar assim ela se inspirou na técnica japonesa que conserta vasos de cerâmica quebrados... com uma cola de ouro! Isso se chama KINTSUGI e a idéia é essa mesma: valorizar imperfeições como parte da própria utilidade comprovada da peça.

Ó que demais relacionar consertos (de cerâmicas e de roupas) com resiliência, com um novo senso de vitalidade: "ao invés de se envergonhar pelas "feridas" expostas, eles as embelezam para que sejam uma celebração constante da vida cotidiana. Dos pequenos e grandes erros que cometemos e da possibilidade que temos de aprender com isso." (daqui)

Junta tudo: disposição pra consertar roupas + cerzido aparente + celebração do cotidiano + história da vida vivida com a peça + mais tempo com a roupa, menos pressa e menos ansiedade pra trocar pelo novo = mais versatilização, mais criatividade, mais recurso interno fortalecido, mais confiança, menos dependência de compras pra se sentir satisfeita.

E assim a gente se coloca num círculo virtuoso: quem ama, cuida. <3

+ mapa da mina
+ costuras da pat cardoso
+ a costureirinha
+ costuras e costureiras no blog da Oficina


NOSSA NEWSLETTER SEMANAL chega aí no seu email com mais questionamentos, facilitadores de vida e idéias práticas sobre estilo pessoal e consumo consciente. ASSINA PRA RECEBER!