LISTA ÉTICA-PARTICULAR DA OFICINA DE ESTILO

((essa lista faz parte do post COMO FAZER COMPRAS CONSCIENTES ONLINE))

 

100% inspiradas pelas moças do Cinese, preparamos aqui a nossa lista de preferências (e não-preferências) na hora de pesquisar/comprar (especialmente online). Tudo no trabalho de consultoria de estilo é super dinâmico e a cada cliente a gente conhece novas marcas, aprende coisas novas -- então a intenção dessa lista é não permanecer estática, mas ser atualizada na medida da nossa experiência prática. Também estamos aprendendo e compartilhamos o caminho enquanto o percorremos -- não temos respostas prontas e não queremos ser modelo! Essa é a nossa lista, e cada uma de nós pode demais ter/criar a sua própria.

multimarcas com nova energia :) pra pesquisar/comprar

enjoei -- site de venda de artigos usados
the concept -- multimarcas brasileira de produtos com propósitos e causas
mais alma -- curadoria de marcas e peças autorais, pequenas e brasileiras
elo 7 -- plataforma que intermedia a compra direto de quem faz
etsy -- plataforma internacional que intermedia a compra de designers do mundo todo (amamos DEMAIS)

((Sem esquecer que comprar loucamente qualquer produto usado/sustentável não é uma atitude sustentável!))

multimarcas mais tradicionais pra pesquisar/comprar

gallerist -- multimarcas baseada em SP
stylemarket -- multimarcas baseada em SP
farfetch -- multimarcas que trabalha com lojas do mundo todo
asos -- internacional, variadíssima e com política ética-sustentável-realista que a gente ama

algumas marcas que a gente AMA

(que tem e-commerces próprios ou que a gente procura nas multimarcas online) 

flávia aranha -- catarina mina -- paula raia -- andrea marques -- basico.com -- juliana gevaerd -- gilda midani -- ecojóias carol barreto -- a sapatilha (BH) -- laundry -- giuliana romanno -- laiá shoes -- iara wisnik -- botti -- acolá -- etoiles -- t.ishida -- lilly sarti -- luiza perea -- alcaçuz -- paula ferber -- fernanda yamamoto -- my basic -- yes i am jeans -- sonia pinto -- lane marinho -- a.niemeyer -- cabana crafts -- dre magalhães handmade -- insecta shoes -- montage -- yogini -- plural (BH) -- jardin fashion (BH) -- trocando em miúdos -- lado basic -- ronaldo fraga -- minimal -- marisa ribeiro -- seja seiva -- sophia hegg -- pade d

*em geral a gente prefere fazer compras/indicar comércios assim, de escala menor, com donos que sejam donos de verdade (serzinhos humanos) e que conheçam mais de perto todas as etapas de criação, produção e distribuição dos seus produtos -- no lugar de grandessíssimas redes ou marcas administradas por grandes grupos de investidores/banqueiros. saiba mais nesse post aqui.

grandes grupos de marcas que a gente evita tanto quando possível

inbrands -- ellus e ellus 2nd floor, salinas, richards, mandi, bobstore, g-star, herchcovitch;alexandre
AMC -- colcci, forum, triton, sommer, coca-cola clothing, tufi duek
grupo restoque -- bobô, le lis blanc, john john, dudalina, rosa chá
grupo da arezzo -- arezzo, schutz, ana capri, fiever
SOMA -- farm, animale, fyi, a.brand, cris barros, a.brand
JBS/friboi -- havaianas, osklen, mizuno, topper, sete léguas
GEP -- cori, luigi bertolli, emme
grupo morena rosa -- morena rosa, maria valentina, zinco, joy
LVMH -- louis vuitton, marc jacobs, fendi, givenchy, céline,
kering (antigo PPR) -- gucci, balenciaga, bottega veneta, yves saint laurent, puma
richemont -- cartier, mont blanc, chloé, lancel, piaget

marcas/lojas que a gente evita tanto quanto possível por não cuidar minimamente das condições de trabalho de funcionários e oficinas terceirizadas (a gente acompanha pelo app modalivre)

riachuelo -- forever21 -- topshop -- animale -- a.brand -- marisa -- zara -- bobô -- gregory -- forum -- renner -- m.officer -- triton -- john john -- le lis blanc -- cori -- colcci -- leader -- luigi bertolli -- richards -- siberian -- tufi duek -- todas as marcas/lojas dos bairros Bom Retiro e Brás, em SP (onde tá a grande maioria das confecções que exploram trabalho escravo)

ESTAMOS ATENTAS PRA EVITAR COMPRAR DE MARCAS QUE GASTAM MUITO DINHEIRO EM MARKETING E INFLUÊNCIA DIGITAL

Como por exemplo Carol Bassi -- Paula Torres -- Iorane -- Tigresse -- Skazi -- Luiza Barcelos

Por fim: consumir consciente não é só querer saber de onde vem, mas também cuidar do descarte -- do 'pra onde vai'. Cuidar da manutenção pra estender ao máximo a vida útil e então se responsabilizar pelo fim (sabia que não tem reciclagem de resíduo têxtil no BR?). Vale então pensar bem antes de tirar qualquer coisa da loja: muitíssimas vezes a atitude mais sustentável é não comprar!