PINTEREST NA CONSULTORIA DE ESTILO

O Pinterest é uma rede social que permite criar painéis de inspiração e compartilhar imagens, referências, links, lindezas. Essa é uma ferramenta nova mas desde já muito útil na consultoria de estilo aqui na Oficina:  na parte investigativa do trabalho, você compartilha com a gente imagens que direcionam todo o trabalho de organização da sua identidade visual; na parte teórica, a gente te apresenta todo um painel preparado especialmente pra você, com o "mapa" proposto pra guiar as etapas práticas da consultoria; por fim, você pode continuar abastecendo e incrementando esse mural, junto com a gente, pra crescer em referências e inspiração.

Funciona assim:


cRIAR CONTA

Ao acessar www.pinterest.com.br é possível criar uma conta através de conta no Facebook ou de endereço de email -- em qualquer das opções é legal clicar no quadrinho em que Pinterest pede permissão pra selecionar 5 tópicos de interesse. O próprio site faz um pequeno guia virtual pra te familiarizar com a ferramenta (é possível configurar pra português em settings ou configurações -- no mesmo lugarzinho em que dá pra inserir foto de perfil!). Logo mais você recebe um e-mail pra confirmar a conta e pronto.

pinterest-2.jpg

((Você não precisa ser uma grandessíssima usuária do Pinterest pra usufruir dele como ferramenta na consultoria, fica tranks. Tudo que é preciso saber pra usar na consultoria tá aqui nesse nosso passo-a-passo. Se quiser estudar/entender além, clique nesses ótimos tutoriais aqui embaixo, ó!))



SEGUIR A OFICINA DE ESTILO

No alto do site tem um espacinho de busca. Se você digitar "oficina de estilo" já vê as buscas mais relacionadas ao nosso nome e na parte de pessoas, você encontra o nosso perfil! Basta clicar nela para ser redirecionada. Já dentro do nosso perfil, basta clicar no botão vermelho para seguir.

pinterest-6.jpg
pinterest-7.jpg

PASSEAR PELAS REFERÊNCIAS

Você pode clicar no perfil da Oficina e ir conhecendo os nossos painéis; pode clicar no botão feed no alto esquerdo do site pra ir pra sua "página inicial" e ver as referências todas lá (desagrupadas, mostradas por ordem de seleção apenas) e pode ir clicando nas imagens pra vê-las em tamanho maior. Também dá pra visualizar referências organizadas por temas -- no alto, canto direito há esse botão explorar -- clicando nele o Pinterest te dá possibilidade de selecionar temas como moda feminina, comida e bebida, viagens e mais... além de mostrar, todo dia, o que há de mais popular no site, o que foi mais "pinado" por todos os usuários (super curioso!).


CRIAR PAINEL + PINAR REFERÊNCIAS

No alto direito do Pinterest, assim que você passa o cursor pela sua fotinho de perfil, abre um menu, certo? Clica em meu perfil. Há um quadradinho esperando pra ser clicado :) onde você lê criar pasta -- clique e crie um painel pro nosso exercício juntas, que pode se chamar "exercício de consultoria".  É possível também usar o pequenino botão + que fica bem do lado inferior direito pra inserir imagens que estejam no seu próprio computador/iphone/ipad.

((Você pode criar painéis secretos se ficar mais à vontade assim! E se for o caso pode convidar pessoas pra compartilhar essas referências com a sua permissão! Vamos usar esse recurso na nossa devolutiva pra você, ao criar um painel somente visualizado por nós e por você pra registro da nossa proposta de identidade visual!))

A cada referência clicada e visualizada individualmente em tamanho grande, vemos um pequeno botão vermelhinho no canto esquerdo do alto -- esse é o botão salvar. Clicando no botão você escolhe onde quer armazenar sua referência (em que painel!) e que legenda quer dar pra ela (legendas são obrigatórias, e se você não quiser dizer nada digite apenas um ponto!). Nesse mesmo quadro que se abre ao clicar salvar é possível criar painéis.

Sempre que você "pinar" uma imagem, o Pinterest te sugere um outro painel com outras imagens semelhantes a essa. Assim você pode seguir mais perfis e mais painéis e também acrescentar novas referências aos seus próprios painéis. Uma coisa vai levando a outra!


PINANDO REFERÊNCIAS DE OUTROS SITES

O botão + localizado do ladinho do campo com seu nome (no alto direito da página inicial do Pinterest) te dá possibilidade de salvar de um site/add from a website -- insira o endereço do site de onde quer selecionar a imagem e na sequência você vai ter uma tela com várias imagens pequeninas desse mesmo site, já em forma de botões (quando você passar o cursos por cima das imagens já vê o botãozinho vermelho salvar). Clique na imagem que quiser e o Pinterest já te pede pra selecionar em que painel você quer inserir a referência e com que legenda.

É possível também instalar um botão-de-pinar no seu navegador de internet, como um atalho, pra guardar nos seus painéis imagens de quaisquer sites que você visite. O próprio Pinterest disponibiliza um tutorial com vídeo e tudo, ó!


PINANDO REFERÊNCIAS QUE VOCÊ JÁ TEM NO SEU COMPUTADOR

Essa é pra você que é como a gente e tem pastinhas no computador cheia de imagens inspirativas angariadas ao longo dos passeios pela internet. :)  O mesmo botão + no canto alto direito do Pinterest oferece como primeira possibilidade enviar um pin -- clique pra que se abra um botão que diz escolher foto/upload a pin; clique pra que se abra o quadrinho em que a gente localiza e seleciona imagens nos próprios aquivos/pastas; localize-selecione a referência desejada e clique em escolher pra fazer o upload. Na sequência o Pinterest te pede pra selecionar em que painel você quer inserir a imagem e com que legenda.


PINANDO FOTOS FEITAS COM O CELULAR

Com o aplicativo do Pinterest você pode fazer upload de imagens fotografadas na hora por você ou que estejam no seu álbum de celular ou tablet. Abra o aplicativo, clique no botão + no canto superior direito do menu, selecione a opção do meio que diz foto (e na sequência o Pinterest vai pedir acesso aos seus álbuns, pode permitir) -- e a câmera do seu telefone/tablet vai se abrir! Se for pra tirar foto :) tire a foto, escreva sua legenda, selecione em que painel quer inseri-la e pronto. Se for pra buscar referências nos seus álbuns, então clique no pequenino botão que representa a sua biblioteca/seus álbuns de fotos (às vezes esse botãozinho aparece no canto esquerdo de baixo, às vezes no canto direito de cima), localize a imagem e siga o mesmo caminho --> legenda --> painel --> pronto!


EXERCÍCIO DE CONSULTORIA

A gente precisa, logo na primeira fase da nossa consultoria, que você abasteça um painel com 15 imagens -- que não precisam ser só sobre roupas e acessórios, mas também podem ser detalhes apenas, ou lugares, ou comidas, ou celebridades, ou arquitetura, o que inspirar você. A gente precisa que você selecione:

  • 5 imagens que representem como você é agora
  • 5 imagens que representem como você nunca seria
  • 5 imagens que representem como você adoraria ser

Na medida em que for passeando pelas referências, vá pinando as mais impactantes e colocando legendas tipo "eu sou assim", "eu nunca seria assim", "eu adoraria ser assim". Não é preciso explicar o porquê de nada -- vamos conversar sobre cada uma delas! -- e é muito importante que você selecione apenas 15 imagens ao todo! Passar desse número mais atrapalha do que ajuda! <3

((Assim que você tiver esse painel completão, envia pra gente via email o link dele - junto com o questionário já respondido! E então seguimos juntas na nossa consultoria!))


SUA PROPOSTA DE IDENTIDADE VISUAL

Com toda informação objetiva e subjetiva recolhida na parte investigativa da consultoria :) vamos montar um super painel personalizado com toda a direção prática a ser exercitada no seu guarda-roupa, em compras e nos seus looks de todo dia. Esse painel vai ter passo-a-passo pra você estudar e vai ter um monte de referências de cores, linhas, formas, caimentos, materiais, coordenações e acessórios pra inspirar. Esse é o "mapa" que guia a gente por toda a consultoria -- e ele pode continuar sendo abastecido e incrementado mesmo depois do fim do trabalho (!!!) pra gente continuar trocando referências e crescendo em confiança com o seu estilo pessoal.

A gente acha mais gostoso usar o Pinterest no tablet ou no telefone -- mas só temos experiência no sistema da Apple. Tem aplicativo pra baixar na AppStore e no iPad e no iPhone tooooodo esse passo-a-passo acontece bem mais rápido e de jeito bem mais fácil, tudo no dedinho, arrastando e clicando, sem abrir muitas telas (tem também aplicativo disponível pro sistema Android, ó!). A ferramenta é nova, gostosa, e pode ser bastante divertida também. :)