PROJETO FINAL & AVALIAÇÃO


EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM CLIENTE-VOLUNTÁRIA

Ao longo do programa todo mundo tem oportunidade de personalizar o esqueleto da metodologia aprendida: é possível customizar as etapas, incrementar o cronograma, usar maneiras pessoais de atender e habilidades específicas pra realizar todas as entregas de uma consultoria. O projeto final consiste num atendimento completo de consultoria de estilo com aplicação prática dessa metodologia, pra experimentar tempos, habilidades, preferências, desenvoltura e -especialmente- pra eliminar a ansiedade da primeira experiência.

A Oficina de Estilo acompanha e supervisiona, mas não interfere no desenvolvimento: datas, encontros, horários, técnicas e entregas são de- terminadas pelas participantes diretamente com suas clientes-voluntárias. A única definição é o prazo: todo mundo tem que estar disponível por 8 semanas pra completar o projeto, período em que o acompanhamento acontece via email semanal com formandas e com as clientes-voluntárias.

A idéia é terminar o curso não só com formação teórica, mas também com experiência prática como parte da própria formação -- com direito a solução de dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto e troca de idéias com a Oficina de Estilo a cada etapa do trabalho. Pra que ninguém tenha medo ou deixe a expectativa atrapalhar o início da caminhada profissional.


CLIENTES-VOLUNTÁRIAS

Através de indicação dos nossos contatos pessoais-e-profissionais e das nossas colegas de cooperativa, a gente recruta pessoas interessadas por passar pela consultoria de estilo pra ser atendidas como voluntárias. Essas voluntárias compreendem que essa é uma metodologia diferente e valiosa :) e topam funcionar como "objeto-de-estudo" das nossas aprendizes -- em troca dos benefícios práticos que uma consultoria de estilo traz pra elas (em forma de facilidade de vida e aprendizado). A gente confere individualmente a intenção e a disponibilidade delas pra colaborar com a capacitação profissional das nossas alunas, e então essas clientes-voluntárias (de perfis variados) são sorteadas entre participantes de cada turma.


ACOMPANHAMENTO

A Oficina separa um dia fixo na agenda pra, durante as 8 semanas de duração do projeto final, responder dúvidas e acompanhar desenvolvimento individual da turma semana-a-semana. A idéia é receber os emails das formandas ao longo da semana, na medida em que as etapas do cronograma são vivenciadas na prática, com

  • eventuais dúvidas (que não tenham sido respondidas na própria apostila),
  • atualização de cronograma (indicando em que etapa se está e quais as datas já agendadas pras etapas seguintes),
  • demandas de aprofundamento em quaisquer questões relacionadas ao desenvolvimento do projeto final (a gente indica livros, textos complementares, sites e outras referências em geral, sempre que necessário).

A cada semana todas as clientes-voluntárias recebem emails com perguntas objetivas sobre o desenvolvimento da consultoria e especificamente relacionadas à etapa do cronograma em que estão. Os feedbacks tem a ver com as sensações que elas tem registrado em cada encontro com suas consultoras, com o desempenho profissional que estão vivenciando -- já dando subsídio pra conversa final ao término da consultoria.

Essas “devolutivas” quinzenais não necessariamente são compartilhadas com formandas durante o desenvolvimento do projeto final -- mas podem render insights e garantem segurança pras cliente-voluntárias, pra gente que está acompanhando de perto e pras próprias formandas.


AVALIAÇÃO 

Nossa avaliação já acontece no decorrer das aulas presenciais, e também durante o acompanhamento do projeto final com a troca de emails e com os feedbacks das clientes-voluntárias. A gente é muito profissional em cada detalhe da nossa entrega com quem se forma no curso da Oficina, por isso é imprescindível que todo mundo que faz o curso seja profissional com a gente também.

Pontos positivos são:

  • comprometimento,
  • pontualidade,
  • exercícios feitos com atenção,
  • leitura da apostila,
  • atenção à metodologia, às etapas e ao cronograma proposto,
  • exercício de empatia,
  • exercício de pro-atividade,
  • estar disposta,
  • investigar e se dispor a conversar antes de tirar conclusões precipitadas,
  • compartilhar dúvidas úteis pra turma toda.

Pontos negativos são:

  • conversa paralela durante as aulas (atrapalhar a aula em geral),
  • se vitimizar,
  • fazer perguntas egocêntricas que não servem à comunidade,
  • ser reclamona,
  • levar pro lado pessoal,
  • enumerar problemas sem antes procurar vias de solução/possibilidades,
  • deixar de enviar os emails de acompanhamento.

Com o fim do período de desenvolvimento de projeto final, cada cliente-voluntária é entrevistada individualmente pela Oficina pra obtenção de feedback complementar a essa avaliação com informação sobre:

  • cumprimento/desenvolvimento de todas as etapas propostas no cronograma (dentro do prazo estipulado),
  • explicação clara, detalhada e constante do cronograma de consultoria proposto, desde o primeiro encontro (de contratação) com a cliente e antes de cada etapa da consultoria,
  • etapa especialmente dedicada à apresentação de proposta de ID visual feita pessoalmente, com explicação de cada idéia sugerida e espaço pra que a cliente converse sobre eventuais dúvidas,
  • execução como um treinamento das três etapas práticas do cronograma, pra que a cliente termine o trabalho se sentindo independente: revitalização de GR, experiência em lojas e montagem de looks.

Feitas essas entrevistas, cada formanda conhece as impressões de suas clientes numa conversa final/individual com a gente: pontos fortes e fracos são discutidos e todo mundo finaliza o projeto sabendo exatamente no que mais pode se amparar e no que pode procurar aperfeiçoamento.


CONTATO NO DIRETÓRIO NO SITE DA ODE + COOPERATIVA

Quem completa com sucesso o projeto final e passa por avaliação positiva tem seu contato divulgado no diretório de personal stylists do site da Oficina, junto com os nossos próprios contatos.

Sucesso no projeto + avaliação positiva também garantem participação na nossa cooperativa de colegas de profissão: a cooperativa se mantém dinâmica num grupo fechado no Facebook em que todo mundo troca, pede e dá ajuda, compartilha e se mantém colaborando, sem competição. <3


MUITO MUITO IMPORTANTE:

Não há possibilidade de pular/trocar/subtrair datas de projeto final, e não há possibilidade de realizar projeto final em outra turma.

Então se você tem intenção de estudar com a gente nesse nosso curso de formação em consultoria já com intenção de participar do projeto final, mas tem uma cirurgia ou uma viagem ou um retiro quaisquer impedimentos que inviabilizem disponibilidade durante o período de 8 semanas na sequência das aulas, por favor, envie um email pra gente pra ser avisada das datas das turmas seguintes! A gente não flexibiliza essas datas de desenvolvimento de projeto final e nem trabalha com exceções!
<3