PROJETO FINAL & AVALIAÇÃO

EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM CLIENTE-VOLUNTÁRIA

Ao longo do programa todo mundo tem oportunidade de personalizar o esqueleto da metodologia aprendida: é possível customizar as etapas, incrementar o cronograma, usar maneiras pessoais de atender e habilidades específicas pra realizar todas as entregas de uma consultoria. O projeto final consiste num atendimento completo de consultoria de estilo com aplicação prática dessa metodologia, pra experimentar tempos, habilidades, preferências, desenvoltura e -especialmente- pra eliminar a ansiedade da primeira experiência.

A Oficina de Estilo acompanha e supervisiona, mas não interfere no desenvolvimento: datas, encontros, horários, técnicas e entregas são de- terminadas pelas participantes diretamente com suas clientes-voluntárias. A única definição é o prazo: todo mundo tem 8 semanas pra completar o projeto, período em que o acompanhamento acontece via email semanal com formandas e quinzenal com clientes-voluntárias.

A idéia é terminar o curso não só com formação teórica, mas também com experiência prática como parte da própria formação -- com direito a solução de dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto e troca de idéias com a Oficina de Estilo a cada etapa do trabalho. Pra que ninguém tenha medo ou deixe a expectativa atrapalhar o início da caminhada profissional.


CLIENTES-VOLUNTÁRIAS

Através de indicação dos nossos contatos pessoais-e-profissionais e das colegas de cooperativa, a gente recruta pessoas interessadas por passar pela consultoria de estilo pra ser atendidas como voluntárias. Essas voluntárias compreendem que essa é uma metodologia diferente e valiosa :) e topam funcionar como "objeto-de-estudo" das nossas aprendizes -- em troca dos benefícios práticos que uma consultoria de estilo traz pra elas (em forma de facilidade de vida e aprendizado). A gente confere individualmente a intenção e a disponibilidade delas pra colaborar com a capacitação profissional das nossas alunas, e então essas clientes-voluntárias (de perfis variados) são sorteadas entre participantes de cada turma.


ACOMPANHAMENTO

A Oficina separa um dia fixo na agenda pra, durante as 8 semanas de duração do projeto final, responder dúvidas e acompanhar desenvolvimento individual da turma semana-a-semana. A idéia é receber os emails das formandas ao longo da semana, na medida em que as etapas do cronograma são vivenciadas na prática, com

  • eventuais dúvidas (que não tenham sido respondidas na própria apostila),
  • atualização de cronograma (indicando em que etapa se está e quais as datas já agendadas pras etapas seguintes),
  • demandas de aprofundamento em quaisquer questões relacionadas ao desenvolvimento do projeto final (a gente indica livros, textos complementares, sites e outras referências em geral, sempre que necessário).

A cada quinzena todas as clientes-voluntárias recebem emails com perguntas objetivas sobre o desenvolvimento da consultoria e especificamente relacionadas à etapa do cronograma em que estão. Os feedbacks tem a ver com as sensações que elas tem registrado em cada encontro com suas consultoras, com o desempenho profissional que estão vivenciando -- já dando subsídio pra conversa final ao término da consultoria.

Essas “devolutivas” quinzenais não necessariamente são compartilhadas com formandas durante o desenvolvimento do projeto final -- mas podem render insights e garantem segurança pras cliente-voluntárias, pra gente que está acompanhando de perto e pras próprias formandas.


AVALIAÇÃO 

Nossa avaliação já acontece no decorrer das aulas presenciais, e também durante o acompanhamento do projeto final com a troca de emails e com os feedbacks das clientes-voluntárias. A gente é muito profissional em cada detalhe da nossa entrega com quem se forma no curso da Oficina, por isso é imprescindível que todo mundo que faz o curso seja profissional com a gente também.

Pontos positivos são:

  • comprometimento,
  • pontualidade,
  • exercícios feitos com atenção,
  • leitura da apostila,
  • atenção à metodologia, às etapas e ao cronograma proposto,
  • exercício de empatia,
  • exercício de pro-atividade,
  • estar disposta,
  • investigar e se dispor a conversar antes de tirar conclusões precipitadas,
  • compartilhar dúvidas úteis pra turma toda.

Pontos negativos são:

  • conversa paralela durante as aulas (atrapalhar a aula em geral),
  • se vitimizar,
  • fazer perguntas egocêntricas que não servem à comunidade,
  • ser reclamona,
  • levar pro lado pessoal,
  • enumerar problemas sem antes procurar vias de solução/possibilidades,
  • deixar de enviar os emails de acompanhamento.

Com o fim do período de desenvolvimento de projeto final, cada cliente-voluntária é entrevistada individualmente pela Oficina pra obtenção de feedback complementar a essa avaliação com informação sobre:

  • cumprimento/desenvolvimento de todas as etapas propostas no cronograma (dentro do prazo estipulado),
  • explicação clara, detalhada e constante do cronograma de consultoria proposto, desde o primeiro encontro (de contratação) com a cliente e antes de cada etapa da consultoria,
  • etapa especialmente dedicada à apresentação de proposta de ID visual feita pessoalmente, com explicação de cada idéia sugerida e espaço pra que a cliente converse sobre eventuais dúvidas,
  • execução como um treinamento das três etapas práticas do cronograma, pra que a cliente termine o trabalho se sentindo independente: revitalização de GR, experiência em lojas e montagem de looks.

Feitas essas entrevistas, cada formanda conhece as impressões de suas clientes numa conversa final/individual com a gente: pontos fortes e fracos são discutidos e todo mundo finaliza o projeto sabendo exatamente no que mais pode se amparar e no que pode procurar aperfeiçoamento.


CONTATO NO DIRETÓRIO NO SITE DA ODE + COOPERATIVA

Quem completa com sucesso o projeto final e passa por avaliação positiva tem seu contato divulgado no diretório de personal stylists do site da Oficina, junto com os nossos próprios contatos.

Sucesso no projeto + avaliação positiva também garantem participação na nossa cooperativa de colegas de profissão: a cooperativa se mantém dinâmica num grupo fechado no Facebook em que todo mundo troca, pede e dá ajuda, compartilha e se mantém colaborando, sem competição. <3