PROJETO FINAL DO CURSO DE FORMAÇÃO
EM CONSULTORIA DE ESTILO DA ODE

 
 

CLIENTES-VOLUNTÁRIAS

A Oficina de Estilo seleciona, a cada turma do curso de formação em consultoria de estilo, pessoas interessadas por passar por uma consultoria como voluntárias, atendidas por alunas do BR todo, com a nossa supervisão. A troca de benefícios fica assim: cliente-voluntária topa ser “objeto de estudo” e tem suas demandas e necessidades atendidas personalíssimamente por aluna-aprendiz, e durante todo o atendimento entrega feedback crítico para aperfeiçoamento de profissionais e mercado.

Pra saber mais sobre todo o funcionamento do projeto final do curso de formação em consultoria de estilo, ó, clica aqui.


RECRUTAMENTO

É preciso ter intenção, comprometimento e disponibilidade para participar como cliente-voluntária do projeto final do curso de formação em consultoria de estilo da ODE. Essa é uma metodologia diferente e valiosa :) e por isso a formação completa das nossas alunas conta com essa experiência prática — é preciso colaboração, por parte da cliente-voluntária, com a formação de um mercado ético e consistente.

Os primeiros recrutamentos (em 2012) foram feitos no nosso meio de melhores amigas, e vem sendo expandido com indicações de quem já participou do projeto. Temos listas de interessadas em várias cidades de muitos estados do BR, que são contatadas e entrevistadas por demanda — de acordo com as localidades de origem das alunas de cada turma, onde o projeto final é desenvolvido. Somente ter intenção de participar dos projetos finais das nossas alunas não é garantia de participação: nosso recrutamento visa garantir comprometimento, disponibilidade (de datas e períodos), colaboração e envio de feedbacks nos nossos termos.

Por isso esse recrutamento é feito primeiro por chegada de intenção de participação, depois via entrevista por email e, por fim, em entrevista via telefone.


COMPROMETIMENTO

É preciso estar disponível pelo período de 8 semanas em que o projeto final é desenvolvido. Nossas alunas têm entre 6 e 8 etapas de trabalho a cumprir nesse prazo, em encontros que sugerimos ser semanais (com 2 a 4 horas de duração cada um, mais ou menos) — considerando que é preciso conciliar agendas, disponibilidades e horários entre alunas e clientes-voluntárias.

Não dá pra participar se há viagens marcadas para o período em questão, horários apertados, pouca disponibilidade de colaboração ou quaisquer impedimentos de se entregar ao projeto tanto quanto nossas alunas precisam pra que se graduem. Isso é em grande parte acertado em entrevistas de recrutamento.


COLABORAÇÃO + TRABALHO EM EQUIPE

Quem topar passa a ser da nossa equipe :) levando esse trabalho como prioridade tanto quanto a gente e as alunas: tem que atender o telefone, tem que responder mensagem, tem que ser colaborativa pra reagendar encontros se necessário, tem que tentar comunicar imprevistos ou impedimentos com a antecedência que for possível — pra que o trabalho não perca o ritmo com desencontros ou espaços muito longos entre uma etapa e outra.

Nossas alunas tem perfis variados e são selecionadas para cada cliente-voluntária por demanda de localidade e ordem na lista de indicadas para essa participação. Pode ser que uma consultora tenha perfil diferentão do da cliente, mas a gente garante no curso capacitação para realizar todas as etapas essenciais pra alcançar um bom resultado técnico em consultoria de estilo, independente disso.

O trabalho bem executado, então, tem também a ver da com a cliente — independente do encontro (ou não) de perfis. Alunas tem ferramentas técnicas pra entender o que é importante pra cada cliente-voluntária, quais são os gostos e como é a rotina… e com essas informações desenvolvem plano de ação estilístico que tem 100% a ver com a própria cliente, que atenda a essas demandas específicas. Por isso, quanto mais a cliente colabora com a consultora — quanto mais se comunica e coloca com clareza suas expectativas e necessidades, mais insumo a aluna tem pra trabalhar. Nessa metodologia a cliente é parte ativa da equipe e o trabalho é construído em conjunto (e a gente acha isso muito lindo).

Pra conhecer detalhadamente a grade curricular que nossas alunas estudam durante o curso de formação em consultoria de estilo, clica aqui, ó.


ETAPAS IMPRESCINDÍVEIS (TODAS!)

Não é possível mudar/inverter etapas da consultoria de estilo. A metodologia da ODE propõe uma etapa de experiência prática em visitas a lojas, pra que cada cliente possa experimentar, na prática, propostas feitas nas etapas teóricas da consultoria. Cada aluna vai propor uma etapa dessa (dentro do cronograma de atendimento) às suas respectivas clientes -- mas ninguém precisa fazer compra alguma, é claro. Pra elas é uma etapa importante a ser trabalhada, e pra cliente vale muito mais o treino, o aprendizado e a experiência do que qualquer aquisição. Por isso, não é possível pular essa etapa, ou alterar a ordem em que ela acontece como proposto no cronograma.


FEEDBACK

Ao longo do desenvolvimento do projeto final a gente fala com cada cliente-voluntária individualmente, via email semanal, pra saber como tem sido a experiência enquanto ela acontece -- é imprescindível que esse email seja lido com atenção e respondido com cuidado! E, ao final do período de desenvolvimento do projeto final, vamos conversar via telefone pra obter um feedback final mais assertivo sobre a experiência: são no máximo 20 minutos de conversa pra que a avaliação das nossas alunas seja completa, com incentivos, críticas, reforços e mais. Só depois de tooooodo o atendimento à cliente e dessa avaliação é que cada aluna está, de fato, formada pela Oficina.


BENEFÍCIOS

Cliente-voluntárias passam por consultoria de estilo completa sem custo algum, num cronograma igualzinho ao que a ODE trabalha com suas próprias clientes, que contempla:

  • entrevista e conversas de briefing;
  • análises técnicas de silhueta e de coloração pessoal;
  • apresentação e entrega de plano de ação estilístico, teórico e ilustrado;
  • revitalização de guarda-roupa;
  • experiência prática em lojas;
  • sessão de montagem de looks, experimentados e registrados em fotos para consulta.

Resultados esperados do cumprimento dessas etapas (com engajamento e colaboração de todas as partes envolvidas!) são: 

  • guarda-roupa mais enxuto/menos lotado, mais funcional
  • conhecimento do que valoriza e harmoniza formas
  • soluções que suprem demandas de personalidade e estilo de vida
  • menos tempo para escolher o que vestir toda manhã
  • mais facilidade para visualizar e experimentar novas coordenações
  • segurança de se vestir “com a sua cara” em toda ocasião
  • compras menos impulsivas e mais certeiras

E durante as 8 semanas do atendimento cada cliente tem total acesso às profissionais da ODE para suporte, solução de dúvidas e quaisquer orientações ou conversas extra. :)


SE VOCÊ QUER ESTAR NA NOSSA LISTA DE POSSÍVEIS CLIENTES-VOLUNTÁRIAS, CLICA AQUI EMBAIXO E BRILHA \o/